quarta-feira, janeiro 05, 2005

hoje estava pensando ...
“Ou eu aceito toda a teoria, ou a nego por completo. Eu a negarei”.
“E se não existisse uma solução? Eu a encontraria. Eu vou cria-la”.

Eis que então me deparando com a idéia de negar toda uma teoria... Teria eu que negar algumas partes que me parecem ser verdades absolutas.

Subitamente me veio em mente um evento matemático extraordinário:
“Os Axiomas de Euclides”.
Toda a geometria Euclidiana está elaborada sobre cinco postulados... Mas negando SÓ o 5° postulado ( o das paralelas ) tem-se uma nova teoria totalmente coerente e completa.

1 Comments:

Blogger uspemtudo said...

. . . acredito eu, que não devamos ser muito rígidos com nossas crenças, mas também não muito frouxos, pois a nobreza do aprendizado está na submissão do pupilo e a aceitação completa ou negação da informação sugere julgamento, o que, ao meu ver destruiria esse sentimento . . .

qui. jan. 06, 12:25:00 PM 2005  

Postar um comentário

<< Home